O Fórum Permanente de Educação Infantil Coxilha – FPEIC é ligado ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil – MIEIB e o Fórum Gaúcho de Educação Infantil.
O desafio da gestão e o trabalho pedagógico na Educação Infantil
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Venham conversar conosco e entender o universo da Educação Infantil.
O fórum está sempre aberto para receber pessoas que como nós são apaixonadas pela infância.
No início o medo, a angústia, as incertezas e então o estresse. Depois a busca pela aprendizagem, de como manter as relações éticas e afetivas com famílias, crianças e profissionais da educação em tempos de pandemia. Convidadas: Maria Luiza Diello Psicóloga, Especialista em Ciência Política, Mestra em Filosofia, Mestra em Psicologia, Trabalha com Psicologia social, Institucional e Clínica. Queila Almeida Vasconcelos Pedagoga em Educação Infantil pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG). Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, onde é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas. Professora convidada dos cursos de Especialização em Educação Infantil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – RS e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) - SC. Assessora Pedagógica do Programa A União Faz a Vida. Ass
FPEIC Participando do XVIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, com coordenação da Profª Ma. Maria Lourdes Hartmann e mediação da Professora Drª Maria Verônica Dariva representante do FGEI - Fórum Gaúcho de Educação Infantil.
Respeito à infância e seu tempo de aprendizagem. Não à aceleração, sim ao cumprimento das das leis maiores, que por motivos de normatização, fixam o corte etário de 4 e 5 anos completos como idade pré-escolar e 6 anos (completos após 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula) como data base de ingresso no ensino fundamental. A regulamentação do corte etário foi um passo importante conquistado em 2018, no intuito de padronizar em todos os entes federados as idades de acesso às etapas da educação básica. A pressa é de quem? O interesse é de quem? A educação infantil é muito jovem ainda e a todo momento atacada, solapada e alvo de polêmicas que a denigre e a desmerece. Estar na creche não é o mesmo que estar na escola, dizem alguns. Além desse pensamento ser dominante até os dias de hoje, os governantes, sem o mínimo preparo e conhecimento, ao invés de fomentar, financiar e qualificar a encara como a vilã do sistema educacion
Comentários
Postar um comentário